sexta-feira, 16 de abril de 2010

Relatório XIV Encontro
TP 6 – Unidades 23 e 24
GESTAR II
(Língua Portuguesa)
Formadora: Rosalina Maria Rocha Mont´Alverne

Realizamos em 06 de abril de 2010, das 18:00h às 22:00h, na Escola Municipal Filgueiras Lima, mais um encontro com os professores cursistas do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II. Esse encontro teve como objetivo realizar o XIV Encontro da TP 6 – Unidades 23 e 24 e o objetivo da oficina foi propiciar aos professores oportunidades de reflexão sobre a escrita e reescrita de textos, e de rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes.
Os conceitos trabalhados nestas unidades 23 e 24 foram: Processo de Produção Textual– revisão e edição e Literatura para adolescentes.
Iniciamos o encontro com a apresentação de slides com imagens ocultas, favorecendo momentos de discussão sobre o tema .
A apresentação das Unidades 23 e 24 foi feita, também, em slides, favorecendo ótimos momentos de discussão.
AGENDA
18h00-Acolhida - slides de imagens ocultas.
18h30-Retomada do estudo das unidades 23 e 24 - TP6.
20h- Atividades – Produção coletiva: O rato roeu a roupa do rei de Roma e ativ. 3 – TP 6
21h- Avançando na Prática. – socialização
21h40- Avaliação da Oficina.
21h50-Encaminhamentos para o próximo encontro -TP1 - Unidades 1e 2

Para tornar clara a idéia do que seja revisar um texto, apresentamos indagações que orientam a revisão e também as diretrizes gerais, incluindo as frases de avaliação e as frases diretivas. Na apresentação deste conteúdo tivemos o cuidado de explanar algumas considerações acerca da revisão, incluindo a etapa que é desencadeada após a escrita do primeiro rascunho, da primeira versão do texto e os parâmetros que podem variar de acordo com as competências e habilidades que estejam sendo trabalhadas.
Quando passamos para a edição, apresentamos as dificuldades que o principiante enfrenta ao elaborar um texto mais longo e complexo, como também o processo de reflexão dos escritores maduros.
Mostramos também exemplos em tirinhas onde demonstrava bem que o conteúdo deve ser tratado de acordo com a situação e com o objetivo que se quer alcançar. Vejamos:
João está interessado em obter informações sobre o processo de matrícula em disciplinas eletivas.
Qual a linguagem usada por ele ao chegar à Universidade?
Conversando com um colega: E aí, cara, tudo em cima? Tu tá por dentro do babado da matrícula de eletivas? Tá ligado nesse lance?
Falando com a coordenadora do curso: Bom dia, professora. A senhora poderia me informar quais os requisitos para que eu possa efetuar minha matrícula em disciplinas eletivas?
Foram discussões e reflexões riquíssimas em cima desse assunto porque cada uma socializava vivências semelhantes.
Continuando os estudos, fizemos duas perguntas importantes para reflexão dos nossos cursistas: A escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores? E a outra: A leitura dos adolescentes coincide com aquela que nós educadores, gostaríamos que eles lessem?
Foram minutos excelentes de discussões. Neste momento de tanta troca de opiniões, razões e justificativas, nos sentimos confortados pelo esforço desprendido na trajetória do curso.
Falamos também das razões da não leitura e das boas formas de explorar a literatura na escola.
Uma das atividades aplicadas na oficina foi uma produção coletiva onde eles completaram a frase usando sempre a letra R. (O rato roeu a roupa do rei de Roma). Foi excelente a participação de todos e o interesse e preocupação em deixar a frase com coerência, assunto de oficinas anteriores.
A socialização dos Avançando na Prática – momento de muito aprendizado – foi muito rico com a variedade de relatos de experiências. Alguns estão deixando de apresentar no momento devido ao recesso da escola.
Não podemos encerrar uma oficina sem fazer uma avaliação. E assim foi pedido que avaliassem a mesma enfatizando os seguintes pontos: atitude do grupo, explicações e condução do formador, tempo, espaço, etc.
O relato nas avaliações está sempre mostrando que nosso objetivo está sendo atingido e que o curso está ajudando a mudar a postura de alguns cursistas preocupados em fazer diferente.
Conforme o calendário, lembramos que o nosso próximo encontro seria no dia 20 de abril – TP 1 - e que exploraremos assuntos relevantes: a variação lingüística, a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua e a intertextualidade.

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